Movimento das Capelinhas
O QUE É O MOVIMENTO DAS CAPELINHAS?
O objetivo do Movimento das Capelinhas é evangelizar as famílias, pela visita da imagem de Maria, propagando a devoção a Nossa Senhora e a palavra de Deus; despertando as vocações sacerdotais e religiosas, assim como, favorecer a união fraterna e a oração (especialmente o terço). A presença da Capelinha é um importante momento para a família unir-se em oração. Receber tão ilustre visita é uma Graça Divina.
A Pastoral das Capelinhas da Arquidiocese de Curitiba está intimamente ligada à Pastoral Vocacional.
COMO CELEBRAR A VISITA DE NOSSA SENHORA NA FAMÍLIA?
- Oração da acolhida (Chegada):
- Maria Santíssima, mãe do Salvador, queremos acolher-vos de todo coração em nossa família. Sois a portadora de Cristo, e nos trazeis sua paz e seu evangelho. Fazei que nesta casa sempre reinem amor e caridade, como em Nazaré; e conforme o vosso exemplo, ajudai-nos a cumprir a vontade de Deus em nossa vida. Amém.
- Celebrando com a presença da Capelinha (em família):
- Oração;
- Leituras bíblicas;
- Terço;
- Creio;
- Salve Rainha;
- Ladainha (opcional);
- Oração pelas vocações.
- Despedida da Capelinha:
- Oração da despedida: “Ó Maria nossa mãe, apresentamos as nossas despedidas. Nós vos consagramos nosso coração e toda nossa família. A vós confiamos todos os nossos problemas e necessidades. Abençoai nossa família, conservando-a sempre unida. Dai-nos autênticas vocações leigas, sacerdotais e religiosas, e ajudai-nos a viver cada dia a nossa própria vocação. Amém”.
- Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.
- Consagração a Nossa Senhora.
HISTÓRIA DO MOVIMENTO
Início em 1888, no Equador (Guayaquil), pelo Cônego José Maria Santistevan, da congregação dos padres Claretianos. Este, vendo a dificuldade das famílias, o materialismo, a falta de fé entre os jovens; chegou à conclusão de que só a presença constante da Mãe de Jesus, poderia ser a solução.
Iniciou o movimento com o nome “Visita circulante do Imaculado Coração de Maria”, depois, “Movimento das Capelinhas”.
Rapidamente espalhou-se pelo mundo. Chegou ao Brasil em 1914 e à Curitiba em 1937, pelos padres Claretianos, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria.
RECEBA A VISITA
Em nossa Paróquia temos várias Capelinhas que circulam em nossas casas. Se você ainda não recebe a visita de Nossa Senhora e deseja receber, pode entrar em contato com a Secretaria Paroquial.
ORAÇÕES
Oração pelas Vocações:
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para Vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que Vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
Consagração à Nossa Senhora:
Ó minha Senhora e minha mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.
Oração da Capelinha:
Virgem Santa, Visitadora dos nossos lares, do alto de vossa glória, não vos esqueçais das tristezas da Terra.
Lançai um olhar de bondade sobre as nossas famílias, os nossos filhos, para os que estão em meio à dor, que lutam contra as dificuldades e cujos lábios servem sem cessar as amarguras da vida.
Tende piedade daqueles que se amavam e foram separados, tende piedade da solidão dos corações, tende piedade da fraqueza de nossa fé, tende piedade dos que choram, dos que pedem/ dos que temem.
Tende piedade dos que não os conhecem e não vos amam.
Dai a todos esperança e paz.
Oração das Famílias:
Senhor Jesus Cristo, abençoa nossas famílias e fica sempre conosco, nesta hora tão difícil de nossa história!
Senhor Jesus Cristo, ensina-nos a rezar! Abre nossos corações ao perdão e á compreensão! Afasta de nossos lares a infelicidade da separação e do divórcio, a desgraça da violência e da droga. O perigo da doença e da fome! E conserva-nos unidos no amor e na fé!
Tua mãe era a “serva do Senhor”, que obedecia a tua palavra e a guardava em seu coração. Que assim sejam todas as mães cristãos!
Teu pai adotivo era “homem justo”, forte na fé, firme na esperança e defensor da família. Que assim sejam todos os pais cristãos!
Tu crescias em sabedoria, em idade e em graça. Que assim sejam todas as crianças cristãs!
Senhor Jesus Cristo, que todos os povos da terra se encontrem reunidos na tua Igreja, formado uma só Família, no amor do único Pai! Assim sejam!