Movimento de Irmãos
APRESENTAÇÃO
O Movimento de Irmãos surgiu por inspiração do Espírito Santo, iluminando Monsenhor Bernardo José Krasinski que o fundou em junho de 1970. O objetivo específico do Movimento de Irmãos é santificar os casais em sua família e por meio dela as famílias da paróquia.
ORIGEM
O Movimento de Irmãos teve origem na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, no início de 1970, quando o então Pároco Monsenhor Bernardo José Krasinski (de saudosa memória) idealizou um meio de formar, inicialmente em sua própria Paróquia, uma comunidade de irmãos entre os moradores daquela região, a qual se interessou pelos problemas comuns a todos, tentando encontrar uma forma de amenizá-los e, quem sabe, até resolvê-los.
HISTÓRICO
O Primeiro Encontro foi realizado nos dias 26, 27 e 28/06/1970 na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, tendo a participação, entre Sacerdotes, Dirigentes e Convidados, de 120 pessoas.
Para este Encontro, e até que os dirigentes se firmassem, foi preciso que alguns casais pertencentes ao Cursilho da Cristandade e Movimento Familiar Cristão, muitos deles paroquianos e amigos do Monsenhor Bernardo, colaborassem com palestras e experiência de vida.
Após o sucesso do Primeiro Encontro, os participantes entusiasmaram-se tanto pela nova forma de viver e agir, que procuraram trazer a esse convívio seus parentes e amigos, voltando assim aos primeiros tempos do cristianismo, onde os pagãos diziam das comunidades cristãs: “Vede como se amam”.
Com o decorrer dos Encontros, sentindo a necessidade de uma abertura, Monsenhor Bernardo estendeu o Movimento às outras Paróquias, para que também conhecessem aquela nova e palpitante dimensão do cristianismo.
Após o falecimento do Monsenhor Bernardo, em 06 de março do ano de 1975, o MOVIMENTO DE IRMÃOS passou a ser um órgão oficial da Arquidiocese de Curitiba, estando perfeitamente integrado dentro da hierarquia da Igreja, e com inúmeras paróquias filiadas, vivendo em unidade as mensagens do Evangelho.
A imagem a seguir, que representa o Rosto de Cristo, deu origem a identidade visual do MOVIMENTO DE IRMÃOS.
Usada pela primeira vez no ano 1971, atualmente a imagem é usada no fundo amarelo que destaca as cores do Movimento de Irmãos.
OBJETIVOS
1. Congregar cristãos, preferencialmente casais unidos em matrimônio:
2. Integrá-los na comunidade paroquial:
3. Engajá-los nos objetivos gerais do Plano pastoral da Diocese:
4. Motivá-los a viver o Evangelho através da missão Profética, Sacerdotal e Régia.
A paróquia São Francisco de Paula aderiu ao Movimento de Irmãos em 03 de outubro de 1998 com o casal coordenador Darci Perez da Rosa e Ana Perez da Rosa, tendo como prioridade implementar os objetivos gerais dentro da nossa comunidade reforçando a necessidade de fortalecer o casal e consequentemente a família e reforçar a fé, através da oração. Desde 1998 até o presente ano, muitos casais coordenaram este movimento fortalecendo os objetivos e demostrando muita dedicação e perseverança. Agradecemos a todos. Agradecemos também aos padres que acolheram o nosso movimento: o Pe Isacson (im memoriam), Pe Ricardo, Pe Marcello, Pe Pedro, Frei Anderson e nosso Pároco Pe Octávio (fez o encontro do Movimento de Irmãos). Agradecemos principalmente a Deus por ter colocado pessoas especiais em nosso caminho.
O Movimento de irmãos é importante para a Paróquia porque busca identificar, convidar e enviar os casais para os encontros a fim de fortalecê-los no amor, emoção, partilha e alegria para posteriormente ingressarem nas pastorais para servir a Paróquia conforme orientação do Pároco. Atualmente a maioria das pastorais contam com a colaboração de casais do Movimento de irmãos que servem e evangelizam com muita perseverança.
Shalom Hamilton e Zulka coordenadores do MI gestão 2024/2025.